Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mulher é presa acusada de poluição sonora em Rondônia

Fonte: http://www.rondoniagora.com/web/ra/noticias.asp?data=3/6/2008&cod=18572

Acusada de poluição sonora, Mara Núbia Bernardes, 24 anos, foi presa em flagrante aos 45 minutos da madrugada desta terça-feira. Ela é dona de um estabelecimento comercial nas confluências das Ruas Salgado Filho e Alexandre Guimarães, bairro Mato Grosso, área central de Porto Velho, onde recebeu voz de prisão.
De acordo com a polícia, Núbia utilizava o som em alto volume, o que levou alguém a denunciá-la anonimamente. Policiais do Batalhão Ambiental foram averiguar e constataram que o som estaria acima do limite permitido.
Além de prender a proprietária do estabelecimento, os policiais também apreenderam o equipamento de som, uma "vitrola musical" grande, que foi apresentada na Delegacia Central. É o que informa a ocorrência nº 4329/2008. Núbia prestou declarações e foi liberada após lavratura de Termo Circunstanciado (TC).

MP cobra fiscalização contra poluição sonora em Alagoas

O Ministério Público de Alagoas realizou, hoje à tarde, uma reunião com o novo superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coronel PM Jorge Coutinho, para discutir o aumento da fiscalização contra a poluição sonora no trânsito de Maceió. A reunião, convocada pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, foi motivada pelas constantes reclamações de moradores de vários pontos da cidade, incomodados com a poluição sonora produzida por veículos que utilizam equipamento de som de alta potência. "Apesar do coronel ter assumido a chefia da SMTT esta semana, nós o convocamos para essa reunião, com o objetivo de dar seqüência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo superintendente anterior, Ivã Vilela, no combate à poluição sonora em Maceió", justificou a promotora Dalva Tenório. "Por isso, atendendo à solicitação do próprio coronel, que pediu um tempo para tomar conhecimento da situação, foi concedido um prazo de 30 dias, para que a SMTT apresente um plano de fiscalização, que pode ser executada com a ajuda do Batalhão do Trânsito (BPTran) e com os fiscais da Secretária Municipal de Meio Ambiente", destacou a promotora. O coronel Coutinho disse que tem a maior boa vontade de entrar nessa luta, mas precisaria desse tempo para poder implementar políticas públicas fiscalizadoras no sentido de coibir a poluição sonora provocada por veículos automotores.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Macei%F3&vCod=47829

Defensoria Pública quer combater poluição sonora em Alagoas

O Defensor Público, Othoniel Pinheiro, encaminhou nesta quarta-feira (04), ao comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas Coronel Paulo Amorim, um documento circunstancial recomendando que seja feita a apreensão imediata de todo e qualquer equipamento eletrônico sonoro em automóveis, carros que vendem CDs dentre outros, que perturbem o sossego da população que mora nas imediações do Batalhão, como no centro da cidade e em postos de combustíveis.
A recomendação terá início a partir do dia 05 e pode levar a uma prisão simples, de 15 dias a três meses ou o pagamento de uma multa, cujo valor ainda não foi apresentado."É preciso que seja feito a apreensão imediata do equipamento até a deliberação judicial. Pois, o ato perturba o sossego do homem de bem de Arapiraca", diz o defensor. Ele ressalta que o número de reclamações por parte da população de Arapiraca vem crescendo consideravelmente nos últimos meses e que até agora não havia sido solucionado.
De acordo com a legislação penal, no art. 42 da lei de contravenções penais, esclarece como infração penal o ato de perturbar alguém no trabalho ou o sossego alheio com gritaria ou algazarra (I) e exercendo a profissão incômoda (II) e também abusar de instrumentos sonoros ou sinais acústicos (III).
"O pedido de apreensão também está fundamentado no art. 240 do Código de Processo Penal. Requer celebração imediata de um termo de Ajuste de Conduta para ser levado a homologação judicial para uma melhor segurança jurídica da presente recomendação", afirma o Defensor.
Segundo o Defensor, a recomendação foi proposta pela Defensoria juntamente com o Coronel Paulo Amorim e o Juiz da 4ª Vara, Giovanni Jatubá.

domingo, 1 de junho de 2008

Influência da qualidade do sono (ruídos durante a noite) e depressão.

A qualidade do sono também influencia os níveis de cortisol. Um dos fatores que mais piora a qualidade do sono é o ruído durante a noite. O sistema auditivo está permanentemente alerta, mesmo durante o sono. Tanto o ruído do tráfego, como o ruído de baixa freqüência (ex.: sistema de ventilação) ouvidos durante o sono, podem alterar os níveis de cortisol circulante. Um grupo de indivíduos foi exposto a ruído de baixafrequencia durante a noite; os seus níveis de cortisol não atingiram o pico matinal normal. Esta diminuição foi associada a um aumento do cansaço e mau-humor nesses mesmos indivíduos. Dessa maneira, nem sempre a ausência de sono é conseqüente a fatores endógenos. Os fatores externos também devem ser analisados com detalhes, já que podem se tornar crônicos, levando a um quadro de depressão associada a ausência de sono, que é de fácil diagnóstico e tratamento, se adequadamente pesquisada.

Fonte: http://www.mantecorp.com.br/Principal/Consumidores/Comunidades/Servicos/Artigo.aspx?idComunidade=811941&idArtigo=811947&c=97&PosicaoScroll=0

Sergipe: N.S.Socorro implanta combate à poluição sonora

http://www.informesergipe.com.br/pagina.php?sec=2&&rec=22256

Nosssa Senhora do Socorro implanta programa de combate à poluição sonora.
Em função de ajustamento de conduta efetivado com o Ministério Público Estadual, o município de Nossa Senhora do Socorro implantará programa de combate à poluição sonora inédito no Estado de Sergipe.
De acordo com o ajustamento de conduta o município deverá efetivar no prazo de 30 dias a criação de um disk-denúncia e implementar uma ampla campanha de educação ambiental sobre a questão, formando equipe de agentes ambientais credenciados para efetivar tal fiscalização, dotada de veículo próprio e de pelo menos dois decibelímetros.Segundo o promotor de Justiça responsável pelo caso, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Socorro, Dr. Sandro Luiz da Costa, "a poluição sonora segundo a Organização Mundial de Saúde afeta o bem estar do ser humano podendo causar diversos problemas psicológicos e físicos e é obrigação constitucional do município fiscalizar, através de seu poder de polícia administrativa, a ocorrência de mal que assola as cidades, tomando medidas concretas para coibir a geração de ruídos incômodos à população".
De acordo ainda com o promotor de Justiça, "A iniciativa e a sensibilidade do município de resolver a questão de forma consensual é elogiável, pois atende aos reclamos da população e o ineditismo do programa que será implantado no município se deve ao fato de que, além de constituir uma equipe dotada de recursos materiais para o trabalho, diferentemente do que acontece em Aracaju com a Emsurb, esta equipe terá poder de polícia administrativa para multar e interditar estabelecimentos, tornando-se efetivo o controle da poluição e evitando-se que questões simples tenham que virar caso de polícia em função da omissão do poder público municipal".

Fortaleza: Selo vai estimular controle sonoro

Depois de muitos conflitos entre donos de bares e restaurantes e as pessoas que moram próximo a esses locais, uma campanha quer combater a poluição sonora através da adequação desses estabelecimentos comerciais.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semam) e a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-CE), promoveu, ontem, o seminário Som Legal.
O objetivo é conscientizar os empresários do setor para minimizar os transtornos causados pelo barulho durante a noite. ``Temos que profissionalizar nossa atividade. Fortaleza é uma das capitais onde há mais shows de música ao vivo, e se tem é porque há público. Mas não podemos criar um conflito com quem vive no entorno'', argumenta Rodolpho Trindade, vice-presidente da Abrasel.
Uma das iniciativas previstas é a criação de um selo de qualidade sonora, a ser afixado em bares e restaurantes que cumprem os requisitos para controlar o som acima dos limites estabelecidos. Para o coordenador da equipe de controle da poluição sonora da Semam, Júlio César Costa, a união do poder público e da iniciativa privada é um reforço na promoção de cidadania. ``Não podemos só fiscalizar, mas também conscientizar. As pessoas ainda são muito desinformadas sobre seus direitos e deveres''.
O Fala Fortaleza recebe uma média de dez reclamações diárias sobre poluição sonora. Os estabelecimentos que produzem som acima do permitido são multados em R$ 3 mil, mas o serviço conta apenas com uma equipe externa de três fiscais e dois técnicos para cobrir toda a
Capital.