Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pacto pelo Silêncio

Não será permitida a pintura de nomes de candidatos em muros; a
propaganda em carros de som está proibida e a distribuição
de `santinhos' foi limitada

Trecho da BR-376 em Sarandi: entrega de 'santinhos' em sinaleiros e
no trânsito está proibida

Os moradores de Sarandi viverão neste ano a campanha eleitoral mais
limpa da história do município. Limpa em pelo menos dois sentidos: os
candidatos não poluirão a cidade com as propagandas e a Justiça
Eleitoral vai agir com dureza contra todos os tipos de abuso ou
tentativas de enganar o eleitor.

Os quatro candidatos que disputam o direito de governar o município
nos próximos quatro anos, assim como as coligações - o que compromete
também os candidatos a vereador - firmaram um pacto que pretende
coibir a poluição visual e sonora, propondo que não seja feita
propaganda sonora móvel em qualquer ponto do município.

Também a panfletagem com os chamados "santinhos" não poderá acontecer
no trânsito ou nos semáforos, assim como não será colocada propaganda
fixa ou móvel no ponto mais movimentado da cidade - o cruzamento das
avenidas Colombo (BR-376) e Londrina, que une os setores norte e sul
da cidade.

O acordo foi firmado na presença do juiz eleitoral da 206ª Zona
Eleitoral, Loril Leocádio Bueno Júnior, do representante do
Ministério Público, promotor Alexandre Misael de Souza, e do prefeito
Cido Spada (PT).

Os próprios candidatos apresentaram sugestões para melhorar o acordo
e ficou definido que quem desobedecer sofrerá punições impostas pela
Justiça, inclusive multa.

Como todos os candidatos a prefeito já têm experiência em eleição e
conhecem boa parte do eleitorado, a campanha sem exagero de panfletos
e carros de som vai permitir um contato maior entre o candidato e o
povo, argumentou o juiz eleitoral.

Para o candidato Mílton Martini (PP), "será uma forma de se fazer uma
campanha diferente, que será bom para todos os candidatos, para o
povo e para a cidade", disse.

"Sem poluição visual e sonora, os candidatos poderão mostrar que são
criativos", avalia.

O advogado Claudinei Codonho, que é candidato pelo PV, foi um dos
idealizadores da campanha limpa e diz que essa será uma oportunidade
de os candidatos demonstrarem amor à cidade e respeito ao público.

Opinião semelhante tem Walter Volpato, do PSDB, que acredita que, ao
não poluir, o candidato dará uma demonstração de que pretende ser
responsável com a cidade.

Claudionei Quirino (PT) analisa que a decisão é importante e avalia
que o partido está acostumado a trabalhar em contato direto com o
eleitor.

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