Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

domingo, 1 de junho de 2008

Influência da qualidade do sono (ruídos durante a noite) e depressão.

A qualidade do sono também influencia os níveis de cortisol. Um dos fatores que mais piora a qualidade do sono é o ruído durante a noite. O sistema auditivo está permanentemente alerta, mesmo durante o sono. Tanto o ruído do tráfego, como o ruído de baixa freqüência (ex.: sistema de ventilação) ouvidos durante o sono, podem alterar os níveis de cortisol circulante. Um grupo de indivíduos foi exposto a ruído de baixafrequencia durante a noite; os seus níveis de cortisol não atingiram o pico matinal normal. Esta diminuição foi associada a um aumento do cansaço e mau-humor nesses mesmos indivíduos. Dessa maneira, nem sempre a ausência de sono é conseqüente a fatores endógenos. Os fatores externos também devem ser analisados com detalhes, já que podem se tornar crônicos, levando a um quadro de depressão associada a ausência de sono, que é de fácil diagnóstico e tratamento, se adequadamente pesquisada.

Fonte: http://www.mantecorp.com.br/Principal/Consumidores/Comunidades/Servicos/Artigo.aspx?idComunidade=811941&idArtigo=811947&c=97&PosicaoScroll=0

Nenhum comentário: