Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Assassinato Sonoro

Ronaldo Correia de Brito
Do Recife (PE)
Nesse final de semana recebi um balaço no peito e por pouco não morri. O bandido continuou pedalando sua bicicleta, o ar inocente de quem nada tinha feito. Atirava para todos os lados, sem preocupar-se com as vítimas. Algumas pessoas nem registravam os tiros, o corpo fechado, talvez.
Os policiais não davam a mínima para o bandido. Nem para o som estridente que ele desferia contra os mais sensíveis, nem para os produtos de pirataria vendidos. Duplo crime à luz do sol quente. O calor parece intensificar o efeito do barulho, torná-lo insuportável e mortal.

Os tiros sonoros possuíam letras abomináveis, pura baixaria. Dá vergonha escrever um único verso. Verso? O que é mesmo aquilo? Ouvir tais heresias é como levar um tiro na cabeça e sentir uma descarga nervosa percorrendo o corpo. Eu quase não sobrevivo ao estilhaço.
Muitos sobrevivem e aprendem a gostar. E até chamam de música, o mesmo substantivo com que nos referimos a uma sonata de Chopin. E já não existem gostos diferentes nas diferentes classes: de 'a' a 'z' se escuta as mesmas porcarias. Conclusão: chegamos ao perfeito comunismo. Ou será consumismo?
Sangrando, busquei onde me queixar. Na delegacia? Em qual delegacia? Aos policiais que compram e curtem os subprodutos da pirataria? Aos vereadores que promovem feijoada no meio da rua, com direito a palanque e som alto, varando sábados e domingos? Aos deputados que só administram subornos e falcatruas? Aos inomináveis senadores? Na Granja do Torto? Mas lá tinha festa estridente ao som de Zezé di Camargo e Luciano.
Os bandidos sonoros estão por toda parte, disseminando o terror. Com as armas dos sons amplificados nos carros, bicicletas, aparelhos domésticos, buzinas, rádios, televisões e até nas igrejas. Qualquer um pode comprar sua metralhadora e empunhá-la sem restrições, disparando em qualquer lugar, matando vizinhos, transeuntes, crianças inocentes, velhinhos indefesos.
Assassinato sonoro é a ordem reinante em cidades grandes e pequenas. Até nas matas e grotões. Não resta um lugar nesse país chamado Brasil em que o cidadão possa se esconder da parafernália sonora dos destruidores. Não há lei que proíba essa matança e se ela existe não há quem a faça cumprir.
São milhões de atentados diários inaparentes, sem sangramentos visíveis, sem fraturas expostas nem queimaduras deformadoras; um mal difícil de avaliar e medir. Matança lenta como os efeitos tardios das bombas atômicas, produzindo legiões de neuróticos e psicóticos, as seqüelas dessa guerra sem tribunal superior de apelação.
Durante a Segunda Guerra Mundial, médicos nazistas faziam experiências com judeus, submetendo-os a estímulos sonoros, medindo o limite do suportável, antes que as vítimas se desequilibrassem e cometessem suicídio ou assassinato. Os criminosos alemães foram julgados e condenados. No Brasil, ninguém julga e condena os milhares de criminosos que diariamente nos torturam e enlouquecem com atentados semelhantes.

Um comentário:

Lucia disse...

Brilhante texto, que expressou meus sentimentos e minha opinião. Moro num lugar barulhento. Tenho que aguentar uma maldita sinaleira de garegem, buzinas, carros e as vezes pagode do vizinho. Mas ainda existem lugares piores, como p. ex. no lugar que uma prima mora. Cada morador tem uma religião e cada um coloca seus hinos e "músicas" mais alto que o outro. Queria eu houvesse uma Lei, mas Lei de verdade, que proibisse a qualquer hora que fosse, som com volume acima do tolerável. Ou seja, que não incomodasse aos outros.