Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Carro que polui vai ser reprovado em vistoria

Todos os postos do Detran passarão a fazer, a partir de janeiro do ano que vem, a inspeção veicular de gases
Daniel Engelbrecht

A partir de 1ode janeiro, veículos que estiverem emitindo mais poluentes do que o tolerável serão reprovados na vistoria de licenciamento anual do Detran. O órgão também passará a medir, em caráter experimental, o nível de ruído proveniente de carros, caminhões e ônibus. Esse teste também poderá ser fator de reprovação a partir de 2009.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, as medidas são necessárias para evitar que o Rio tenha que implantar num futuro próximo o rodízio de carros, como São Paulo, em função do aumento de sua frota. Como mostrou ontem O GLOBO, a cada mês cerca de 5.500 novos veículos são registrados no município.
Em julho, o Rio atingiu, segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a soma de 2.025.928 veículos, a grande maioria (1.640.600) carros de passeio.

O Detran calcula que 80% desse total estejam em condições de circulação. A expansão da frota levou ao aumento das emissões de CO2 em 16% nos últimos cinco anos, segundo um estudo realizado pela ONG Iniciativa Verde.

— Durante a década de 90, o Rio adotou três medidas que evitaram a necessidade de um sistema de rodízio de automóveis.

Foram elas a aprovação do uso do gás natural veicular (GNV), a retirada do chumbo da gasolina e a implantação da vistoria anual, em 1996, que ajudaram a conter a emissão de poluentes. Com o crescimento do número de veículos, no entanto, não podemos ficar só nisso — afirma Minc.

A inspeção veicular de gases já é realizada no posto Correa Dutra, no Catete, mas só reprova ônibus, caminhões e táxis.

Carros de passeio que estão emitindo mais poluentes do que o aceitável são apenas orientados a corrigir o problema. Segundo o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto, o teste passará a ser realizado, ano que vem, em todos os postos.


Fonte: Jornal O Globo - 04/09/07

Nenhum comentário: