Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Em defesa da natureza


Às 14h, o barulho incomoda muito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com a ajuda de engenheiros da Secretaria Estadual do Ambiente, alunos da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral mediram a poluição sonora e confirmaram: a intensidade dos ruídos está bem acima do limite de tolerância da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Eu cheguei a captar 80 decibéis. Os limites recomendados seriam de 55 decibéis”, afirmou um engenheiro. “Quando estávamos fazendo as entrevistas, as pessoas que estavam nos ônibus não conseguiam ouvir a gente direito”, contou uma aluna.

Os adolescentes mediram também a emissão de gases poluentes. “À princípio, nós temos que sair menos de carro, para evitar tanta poluição”, ressaltou uma outra aluna.

“Estamos incentivando um programa de biodiesel. O Rio vai ser o primeiro estado a ter 5% de biodiesel. Vamos tentar, junto à Secretaria Estadual de Transportes, mais recursos para trem e metrô e sugerir uma campanha para as pessoas regularem seus motores”, afirmou o secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc.

Jovens treinados pelo Laboratório Social do Jardim Botânico plantaram 250 mudas na estrada de acesso ao Cristo Redentor. No local, funcionava um estacionamento irregular desativado há um mês pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. “É bom ajudar a natureza, porque ela está precisando demais”, finalizou o jardineiro Wiliam Ferreira.



Fonte: RJTV - 04 de junho de 2007

Nenhum comentário: