Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre RUÍDO URBANO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Inimigo Invisível

O RJTV já falou da poluição industrial, que causa grandes prejuízos ao meio ambiente e traz um enorme risco para a saúde dos moradores. A poluição sonora é diferente de uma mancha de óleo ou de uma fumaça tóxica que polui o ar. Mas ainda assim, atrapalha, e muito, a vida do carioca e pode provocar doenças.

Enquanto uns querem descanso e sossego, outros buscam badalação - é à noite que bares, restaurantes e boates têm mais movimentos, e, conseqüentemente, produzem mais barulho. Característica que faz desse tipo de estabelecimento os campeões de reclamações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nos últimos três meses, foram quase 700 queixas à prefeitura. De dia, os ruídos aumentam e são constantes. Na rua, diversos tipos de barulho contribuem para o incomodo: sirenes, buzinas, veículos pesados, como caminhões de lixo e ônibus.

O RJTV convidou um especialista para medir o nível de barulho de uma das esquinas maior movimento da cidade: Avenida Figueiredo de Magalhães com Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

No local, o decibelímetro chegou a 97,3 decibéis, 25 unidades acima do considerado aceitável para o ouvido humano.

"A pessoa, depois de um dia de trabalho na rua, se sente cansada, irritada, não pelo barulho muito alto, mas pelo tipo de barulho", explica Jules Slama, pesquisador da Coppe.

Segundo o Conselho Regional de Medicina, após oito horas exposta a um ruído de 85 decibéis, o correspondente ao barulho de um aspirador de pó, a pessoa passa a sofrer lesões no aparelho auditivo. A cada cinco decibéis a mais, o tempo de tolerância cai pela metade. O limite máximo para um barulho de 90 decibéis é de quatro horas.

Para suportar a barulheira da cidade, janelas fechadas e ar-condicionado ligado. Quem não tem como escapar sofre e reclama.

"Eu fico estressado", diz um senhor.

Por enquanto, o barulho produzido por veículos é um problema que não tem solução, não há nenhuma legislação que regulamente a fiscalização. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente não pode reprimir as chamadas fontes móveis de ruído, que são os carros, ônibus e caminhões.

Um projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa desde outubro, sugere medidas e investimentos para diminuir esses transtornos. Enquanto isso, não acontece, melhor driblar o barulho com bom humor.

"Às vezes, estressa, mas eu, como sou aposentado, o único barulho que eu tenho é o da tranqüilidade", brinca um senhor.


Fonte: RJTV - 11 de novembro de 2003

Nenhum comentário: